Você já ouviu falar em gestão de compras 4.0? Trata-se de um novo conceito que surge em meio ao “boom” tecnológico que vivenciamos na contemporaneidade e que muda a forma como as empresas compram os suprimentos e matérias-primas que necessitam para a execução de seu trabalho.
Conhecer sobre essa novidade é muito importante para os gestores responsáveis pela compra de insumos em empresas de serviços, como hotéis. Afinal, esse tipo de estabelecimento sempre quer oferecer o melhor ao seu público.
Continue a leitura, nos tópicos a seguir, e tire as suas dúvidas sobre a gestão de compras 4.0, um conceito que está revolucionando o setor!
O que é a gestão de compras 4.0?
Os processos industriais contemporâneos são chamados de indústria 4.0. Isso acontece porque há um consenso entre os estudiosos de que o surgimento da internet e outros recursos tecnológicos causaram a quarta revolução industrial.
Dentro desse contexto, outros segmentos que foram impactados pelas novas tecnologias acabaram recebendo o complemento “4.0”. É o caso da gestão de compras.
Podemos dizer, portanto, que a gestão de compras 4.0 se refere à modernização do ato de comprar nas empresas. Agora é possível utilizar de recursos para que o setor deixe de ser meramente operacional e também possa ser estratégico para a empresa.
Quais são as principais tecnologias que estão revolucionando a gestão de compras?
Existem diversas tecnologias que estão revolucionando o setor de compras das empresas. Veja as principais delas!
Big Data e Analytics
O arquivamento e cruzamento de dados, atividades que podem ser feitas por meio de ferramentas de Big Data e Analytics, contribuem muito para a área de compras.
Isso porque, dessa forma, é possível analisar com clareza quais são os melhores preços e condições de pagamento, por exemplo.
Machine Learning
Chamamos de Machine Learning a capacidade cognitiva que os computadores têm de aprender coisas novas, assim como acontece com os seres humanos.
Essa tecnologia pode ser útil para que se tenha mais agilidade ao enviar propostas de orçamento, entre outras atividades do setor de compras.
Business Intelligence
As atividades de Business Intelligence estão relacionados às questões de Big Data. A ideia é que se utilize de inteligência estratégica, combinada à análise de dados, para ter maior êxito nas compras realizadas.
Isso fará com que decisões inteligentes sejam tomadas e que a empresa faça economia, sem deixar de prestar um serviço de qualidade para os seus clientes.
Cloud Computing
O Cloud Computing, por sua vez, nada mais é do que a computação em nuvem. Ou seja, o ato de armazenar arquivos, informações e até mesmo softwares no ciberespaço e não em um local físico da empresa, como os computadores e os data centers.
Essa tecnologia permite que o trabalho de compras seja feito a distância, sem que o responsável precise estar na empresa.
Como colocar a gestão de compras 4.0 em prática?
Para colocar a gestão de compras 4.0 em prática é preciso pensar sempre na inovação e buscar meios para isso. Também é essencial que a empresa invista em tecnologia e na qualificação dos profissionais, para que saibam lidar com ela.
Agora você já sabe como a gestão de compras está passando por uma revolução. Por isso, não deixe de colocar tudo em prática na sua empresa e garantir mais sucesso.
A escolha de fornecedores também é importante nesse processo. Por isso, recomendamos que faça a leitura de nosso artigo “Como escolher fornecedores de produtos personalizados”.