Pesquisa de satisfação com hóspedes: por que vale a pena fazer?

Pesquisa de satisfação com hóspedes: por que vale a pena fazer? | Maria Pumar Indústria

Como o próprio nome sugere, a pesquisa de satisfação contempla a opinião dos clientes sobre a hospedagem em geral. Ele pode avaliar diversos aspectos — desde atendimento até infraestrutura do estabelecimento.

pesquisa de satisfação, nesse contexto, é a melhor ferramenta para identificar os pontos positivos e negativos sobre o empreendimento. A partir de então, fica mais fácil adotar as estratégias necessárias para aperfeiçoar o hotel.

Interessou-se pelo assunto e quer saber por que vale a pena apostar nessa alternativa? Continue a leitura!

Permite conhecer melhor o cliente

Independentemente do segmento, empresas que conhecem bem seus clientes conseguem não só reduzir os custos operacionais, como também são capazes de aprimorar a experiência do público. E — adivinha só — qual é uma das alternativas viáveis para compreender melhor seu hóspede? Isso mesmo: a pesquisa de satisfação.

Por meio de seus resultados, será possível entender as necessidades da sua clientela. O que o cliente espera do estabelecimento? Quais são as principais expectativas dele? E os medos? Esses são apenas alguns dos questionamentos que devem ser levantados e que necessitam das devidas respostas.

Gera informações relevantes

Como já dito, com a pesquisa de satisfação, o hotel terá acesso a informações valiosas. Com elas, a empresa saberá qual o melhor caminho a ser seguido. Isto é: o gestor terá os dados necessários para tomar decisões assertivas.

Nada de definir ações e processos baseados somente no achismo. Com a pesquisa de satisfação, você terá em mãos as informações para trilhar uma trajetória de sucesso.

Proporciona a correta destinação dos recursos

Imagine que você está investindo na ampliação do salão de jogos do hotel, no entanto, o atendimento está deixando a desejar. Seria mais sábio, então, apostar na capacitação da equipe em vez de comprar uma nova mesa de ping-pong, concorda?

Esse raciocínio pode ser aplicado em diversos cenários. O importante, aqui, é compreender o que deve ser feito para atrair e reter clientes, além — é claro — de saber para onde direcionar os recursos.

Melhora o relacionamento com o cliente

A pesquisa de satisfação ajuda os empreendedores a se comunicarem melhor com o cliente, fator que vai contribuir com a criação de um relacionamento sincero e duradouro. O motivo? Por meio da pesquisa, o hóspede vai perceber que o hotel está interessado no bem-estar dele e que não vai medir esforços para aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Nem precisa dizer que essa situação contribui com a retenção e fidelização do público, o que por si só já é um grande benefício.

Para colocar em prática as pesquisas de hotéis, vale a pena pensar em algumas estratégias, como: deixar no quarto ou no saguão um formulário para que o hóspede responda. Também pode-se enviar um formulário por email quando o cliente fazer o check-out. Caso prefira uma abordagem mais personalizada e próxima, adote a técnica do pós-venda, que nada mais é do que ligar para o cliente verificando como foi a estadia dele.

Agora que já sabe como realizar uma pesquisa de satisfação e seus principais benefícios, conte para nós o que achou do conteúdo. Ele foi útil? Tem outras dicas efetivas para realizar a pesquisa de satisfação? Compartilhe conosco suas experiências.