Seu cliente faz as reservas online, tudo de modo prático e rápido, sem a necessidade de um funcionário para realizar o serviço. Realmente, a era digital só trouxe vantagens para o mercado hoteleiro, mas isso não quer dizer que você não precisa se preocupar com o atendimento na recepção do hotel ou pousada.
Tenha em mente que seu hóspede fez uma viagem, está cansado e deseja ter uma boa experiência logo que chega ao destino. O ambiente e sua equipe precisam passar uma boa impressão para que ele se sinta acolhido e satisfeito em ter escolhido o local, entre tantas opções disponíveis.
Quer entender melhor a importância de investir no serviço da recepção do seu negócio? Acompanhe nosso post e veja dicas de como preparar esse ambiente e treinar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência!
Por que investir no serviço de recepção do hotel?
Para encantar e fidelizar seus clientes é preciso ter um cuidado especial com a recepção do hotel ou pousada. De nada adianta ter fotos bem produzidas dos quartos, áreas de descanso, lazer e café da manhã em seu site se o hóspede não for bem recebido logo na entrada.
Atualmente, a concorrência é grande, por isso, para não perder espaço no mercado, o gestor deve buscar meios de oferecer uma boa experiência ao cliente em todas as etapas da estadia.
Na recepção, deve-se ter uma atenção maior, visto que é a primeira impressão que ele vai ter do local, o que pode influenciar, de maneira positiva ou negativa, toda sua hospedagem.
Nesse ponto, é necessário contar um sistema informatizado que permita fazer o check-in de forma rápida e agilizar o atendimento. Mas não é só — é importante também:
- preparar um ambiente aconchegante e convidativo;
- ter uma equipe que saiba como recepcionar bem as pessoas.
Como preparar esse ambiente para oferecer uma boa experiência ao hóspede?
A recepção deve ser confortável, ou seja, ter sofás, poltronas e ar-condicionado. É importante também que seja bem decorada e que atenda as necessidades de seus clientes, com a oferta de água e café.
Deve ser funcional, propiciando uma boa circulação de pessoas, mesmo nos horários mais cheios, e ter boa sinalização dos serviços para que seu cliente não fique perdido.
É importante ainda que a manutenção e limpeza do espaço estejam sempre em dia para que as pessoas se sintam bem ao entrar em seu hotel.
Como treinar a equipe para garantir um atendimento de excelência?
A equipe assume um papel-chave na recepção do hotel, pois é ela quem fará o primeiro contato com os hóspedes. Dessa maneira, é importante investir em treinamentos periódicos para que os colaboradores saibam como atender, portar-se, tirar dúvidas e até resolver possíveis problemas sem causar constrangimentos.
Além de treinamentos, uma dica para o gestor é saber como selecionar esses profissionais. São pessoas que devem, além de dominar uma segunda língua, utilizar a inteligência emocional no trabalho. Assim, precisam ser empáticas, ter equilíbrio emocional para lidar com as situações mais difíceis, contar com habilidades de comunicação e demonstrar comprometimento com o trabalho.
Para sair na frente da concorrência e ganhar avaliações positivas online, é imprescindível proporcionar uma boa experiência aos hóspedes. Nesse ponto, o cuidado maior deve ser com a recepção do hotel ou pousada para que seu cliente seja surpreendido de forma positiva assim que começa sua estadia.
Já que estamos falando em dicas de bom atendimento, saiba também como fidelizar seus clientes!