Sabia que fidelizar clientes já existentes custa bem menos do que conquistar novos consumidores? Muitos empreendedores investem uma boa grana em publicidade e técnicas de marketing para tornar a empresa mais conhecida, mas se esquecem de cuidar dos clientes que já têm.
Não cometa esse erro! Sua base é extremamente relevante para a continuidade do seu negócio. Clientes fidelizados confiam na sua empresa e podem indicar serviços e produtos para outras pessoas. Eles se tornam porta-vozes da sua marca. Assim, esse assunto não deve ser negligenciado.
Quer saber mais? Neste texto, explicamos a importância de fidelizar clientes e damos dicas como fazer isso. Aproveite a leitura!
Por que é importante fidelizar clientes?
Além de demandar um investimento menor do que a prospecção de clientes, a fidelização faz com que os consumidores retornem para adquirir os serviços — ou produtos — da sua empresa e auxilia sua marca a ganhar mais valor no mercado.
No setor hoteleiro e turístico, por exemplo, a fidelização é fundamental. Muitos clientes seguem indicações de familiares e amigos, ou ainda, consultam recomendações nas redes sociais.
Nesse contexto, um atendimento personalizado e uma experiência excelente ajudam a pessoa a se lembrar positivamente da sua marca, de forma que ela fique mais propícia a indicá-la. Com isso, os próprios clientes fazem propaganda boca a boca espontaneamente e passam a trabalhar a favor da empresa, sem que você precise gastar mais por isso.
De fato, seja qual for o segmento do seu negócio, os clientes já existentes são um eixo crucial para ampliar o alcance da sua marca, propagar a imagem da sua empresa e atrair novos consumidores.
O que fazer para fidelizar a clientela?
Além de ter uma equipe preparada e um bom atendimento, você pode usar algumas estratégias simples e eficientes para fidelizar clientes. Saiba, neste tópico, como fazer para manter as pessoas interessadas na sua marca e fiéis ao seu negócio!
Conheça seu público
Antes de tudo, é preciso entender bem seu público. Qual sua faixa etária? Perfil? Necessidades? Objetivos? Poder aquisitivo? Pesquise e conheça bem quem são seus clientes. Com essas informações, é possível adequar as estratégias para que elas tenham mais eficácia.
Ofereça descontos e cupons progressivos
Uma alternativa é criar programas de fidelidade e recompensas progressivas. Dessa forma, quanto mais o cliente comprar na sua loja ou frequentar a sua empresa, mais descontos e privilégios ele terá.
Para isso, você pode fazer o cadastro dos clientes e oferecer cupons e prêmios personalizados. Por exemplo, com voucher e descontos para as próximas aquisições ou hospedagens e vantagens para clientes antigos que indicarem amigos. Essas são algumas formas de fazer o consumidor se sentir mais valorizado e estimulá-lo a interagir mais com sua marca para ter retribuições.
Realize atendimento personalizado
Lembre-se de disponibilizar diferentes canais de comunicação para os consumidores conseguirem entrar em contato com sua empresa, como telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, chat, formulário no site e outras opções que se adequem ao seu negócio.
No entanto, evite respostas automáticas. Prefira ter um atendimento personalizado para que o cliente se sinta mais próximo da marca, e não com a sensação de estar lidando com uma corporação distante. Quando possível, chame a pessoa pelo nome dela e seja atencioso ao tirar dúvidas.
As pessoas gostam de se sentir únicas e especiais, mesmo em uma relação com uma empresa. Portanto, preze por um serviço que passe essa noção para o cliente. Ele precisa acreditar que com seus produtos e serviços as necessidades dele serão atendidas, de forma personalizada.
Pesquise e meça o nível de satisfação dos clientes
Depois de prestar um serviço ou vender um produto, não deixe o consumidor de lado. Pergunte se ele ficou satisfeito e peça feedback sobre o atendimento e a experiência com a sua empresa. Isso pode auxiliar, até mesmo, a encontrar pontos fracos e realizar mudanças para aumentar a satisfação dos clientes.
Assim, é válido fazer pesquisas de satisfação e buscar compreender como o cliente vê sua empresa e o que você comercializa. Estabelecer esse canal de contato aberto mostra que você está em crescimento constante e se preocupa em entregar um serviço cada vez melhor para o público.
Nesse sentido, você pode fazer ainda a análise das informações coletadas pelos canais de atendimento e o monitoramento do comportamento e da satisfação do público em relação a sua empresa. Fique atento ao que o público diz sobre sua marca nas redes sociais e na internet, de maneira geral.
Além disso, é interessante fazer uma gestão de marcas e promover uma imagem melhor do seu empreendimento perante seus públicos, valorizando não apenas clientes como também investidores, parceiros e funcionários.
Dê produtos e brindes personalizados
Outra possibilidade é oferecer brindes personalizados para seus clientes. As pessoas buscam objetos e marcas que as representem, então mostre para o consumidor que você se diferencia dos concorrentes ao ter um cuidado e atenção especiais com o cliente ao dar produtos que sejam a cara da sua empresa e do seu público.
Inclusive, é válido priorizar clientes recorrentes, por exemplo. Dessa forma, sua empresa demonstra que valoriza a fidelidade daquele consumidor e dá um tratamento ainda mais especial para quem tem seu negócio como preferência.
Na hora de escolher mimos e produtos personalizados para seu empreendimento, lembre-se de buscar fornecedores confiáveis. A Maria Pumar, por exemplo, se destaca pela qualidade na fabricação de diversos tipos de brindes promocionais da linha sol e chuva, como travesseiro de praia, mochila, ecobag, necessaire, bolsas, avental, capa para isopor, guarda-chuva, guarda-sol, dentre outros.
Com essas sugestões, você tem tudo para fidelizar clientes e tornar sua marca ainda mais relevante no mercado. Lembre-se de que a personalização, tanto do atendimento como dos produtos, é um ótimo caminho para gerar uma sensação de proximidade e mostrar que você se importa com os consumidores. Mostre também seus diferenciais para o público ao entregar um serviço de ponta.
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