Acompanhar as evoluções do mercado hoteleiro é essencial. Essa é uma das principais estratégias adotadas por gestores da área, que desejam garantir que as novas tendências são aplicadas em seus estabelecimentos, agradando os hóspedes fidelizados e atraindo novos clientes.
Como essa área está em constante mudança, muito por conta das novas tecnologias que são inseridas, elaboramos este post, com as principais tendências do mercado hoteleiro para o ano de 2019.
Não deixe de conferir!
1. Personalização
Os serviços personalizados são cada vez mais valorizados e devem ser seguidos pelas empresas que atuam no mercado hoteleiro. Pequenos gestos, como o envio de e-mails com nome do hóspede e não algo genérico e um bilhete de boas-vindas no quarto fazem toda a diferença.
Além disso, você também pode dar brindes personalizados com a marca do seu hotel para os hóspedes. Isso é importante em ações de branding! Assim, você seguirá sendo lembrado pelos clientes, que poderão voltar em outras oportunidades.
2. Turismo de experiência
O turismo de experiência é aquele em que os visitantes não passam pelo local apenas, mas sim vivenciam o seu dia a dia, a sua cultura e a forma como as pessoas vivem ali. Oferecer comidas típicas, fazer uma decoração temática, entre outras táticas podem ser utilizadas para proporcionar o turismo de experiência em um hotel.
Um hotel que fica localizado no Rio Grande do Sul, por exemplo, pode ter uma espaço para que seja feita uma roda de chimarrão. Assim, pessoas moradoras de outros estados e países poderão conhecer sobre essa bebida típica gaúcha.
3. Mobile como protagonista
As pessoas estão cada vez mais conectadas e cada vez menos presas aos fios e cabos. Isso porque, com a popularização dos smartphones e tablets, boa parte das atividades, como a reserva em hotéis, é feita por meio desses dispositivos.
Por isso, você precisa ter um site responsivo, que se adapte a todos os modelos de tela. Além disso, precisa investir em tecnologias de atendimento, como o uso de chatbots, para tornar a comunicação digital mais rápida e efetiva.
4. Marketing de influência
As pessoas são influenciadas por personalidades da mídia, como atores de novelas e apresentadores de televisão. Se tal atriz pintou o cabelo de vermelho, por exemplo, as tinturas com essa coloração somem das prateleiras das farmácias.
Isso existe desde sempre, mas atualmente tem ganhado força por conta dos influenciadores digitais. São youtubers e blogueiros que se tornaram famosos na internet e contam com milhares de seguidores nas redes sociais.
O turismo é um segmento bem explorado pelos influenciadores digitais, que fazem vídeos sobre locais e compartilham com os seus seguidores. No caso do seu hotel, podem ser feitas parcerias para que essas pessoas divulguem o estabelecimento em seus canais, em troca de hospedagem grátis, por exemplo.
5. Airbnb
O Airbnb é um aplicativo que conecta locais de hospedagem com pessoas que desejam passar um período em algum local. O app é utilizado por quem tem casas ou apartamentos e deseja alugar por curtos períodos, e não por hotéis.
Visto por muitos hoteleiros como uma ameaça, o setor de marketing dos estabelecimentos precisa promover ações que provem que os hotéis são mais vantajosos que o Airbnb.
Essas são as principais tendências do mercado hoteleiro para o ano de 2019. Fique atento a elas e garanta o sucesso do seu estabelecimento.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário no espaço abaixo e vamos discutir juntos sobre o assunto!