Marketing de referência: como transformar clientes em parceiros

Marketing de referência: como transformar clientes em parceiros | MARIA PUMAR INDÚSTRIA

Talvez, você não conheça o marketing de referência por esse nome, mas é bem provável que saiba do que se trata. Nada mais é do que o famoso boca a boca, a divulgação de uma empresa por indicação de outras pessoas.

Nesse sentido, é possível desenvolver estratégias para que os seus clientes se tornem verdadeiros parceiros da sua marca. Interessado em saber como? Então, siga a leitura e esclareça as principais dúvidas que as pessoas geralmente têm sobre esse assunto!

O que é marketing de referência?

Como explicamos, o marketing de referência é o boca a boca. Imagine, por exemplo, um hotel voltado para o público executivo. Se um empresário que viaja a negócios se hospedou no estabelecimento e teve uma boa experiência, ele contará sobre isso em conversas com seus amigos e colegas do segmento.

De tal modo, o hotel receberá mais clientes por indicação, ou seja, por referência de alguém que já esteve hospedado ali e que falou bem do estabelecimento.

Como funciona essa estratégia?

As pessoas confiam mais em seus amigos ou conhecidos que indicam um produto ou serviço do que em um anúncio publicitário publicado em canais on-line ou off-line, por exemplo. É por conta disso que é necessário fazer esse investimento. Esse tipo de estratégia se baseia em três pilares: o encanto, o incentivo e o controle. Falaremos brevemente de cada um deles.

Encanto

Tratam-se das ações voltadas para encantar os clientes, de modo que eles se sintam satisfeitos em consumir o seu produto ou serviço. Para isso, é preciso ter um atendimento excelente.

Incentivo

Nessa etapa deve-se incentivar o seu cliente a indicar a sua empresa para outras pessoas. Para isso, podem ser oferecidos descontos a cada pessoa indicada ou um benefício em troca de uma boa avaliação nas páginas da empresa nas redes sociais, por exemplo.

Controle

Finalmente, na etapa do controle, você deve fazer uma mensuração de resultados, visando compreender quanto a empresa obteve de lucro com a estratégia. Isso é importante para fazer alterações nas etapas anteriores, caso seja necessário.

Qual é a importância e os benefícios de investir em marketing de referência?

Investir em marketing de referência é relativamente mais barato do que investir em outras formas de divulgação. Isso porque os seus próprios clientes serão uma espécie de embaixadores da marca.

Os benefícios de investir nesse tipo de estratégia estão justamente na economia que se tem com marketing. Além disso, pelo fato de os seus clientes serem seus parceiros, você também os fidelizará e isso fará com que a lucratividade seja aumentada.

Como implementar o marketing de referência de forma eficiente?

Para implementar o marketing de referência com eficiência é preciso seguir os três passos que listamos anteriormente. Além disso, devem ser monitorados fatores como o ticket médio do seu negócio, para se ter a certeza de que os resultados estão sendo satisfatórios.

Ao investir no marketing de referência, você nutrirá os clientes da sua empresa, que contribuirão com a sua divulgação de forma espontânea. Interessante, não é mesmo?

Algo que contribui muito para isso é a gestão de marcas. Saiba mais em nosso artigo “O que é a gestão de marcas e como colocar em prática?”.