O lucro da empresa está associado somente ao preço que os produtos são comercializados, certo? Claro que não! Para aumentar a rentabilidade do negócio, é necessário comprar bem — não só o que diz respeito ao valor agregado, mas também às condições negociadas. Prazo de pagamento, descontos fornecidos, qualidade do produto e pedido mínimo são apenas alguns dos pontos que merecem atenção especial.
É nesse contexto que surge a importância do profissional de compras. Entendendo bem das particularidades do mercado atual, ele sabe o que é necessário para fechar bons negócios e assim conquistar resultados expressivos para a organização.
Confira, então, o que é preciso para ser um profissional de compras diferenciado. Afinal, a cada dia surgem novas tendências do mercado e aquele que não se atualizar, vai perder espaço!
Amplie o conhecimento
Conhecimento nunca é demais. Essa é uma máxima em qualquer área. Sabedoria aliada à experiência é um diferencial competitivo. Nesse sentido, o profissional de compras deve aprimorar o seu currículo. Cursos específicos, como de logística, gestão, armazenamento e até mesmo MBA são apenas algumas das opções. Não esqueça também de participar de palestras e eventos da área.
O importante, aqui, é sair da zona de conforto e expandir o horizonte, começando pelo domínio de outras línguas. O motivo? Grandes empresas, como multinacionais, exigem que o comprador não só tenha pleno domínio das movimentações do mercado exterior como também consiga negociar com estrangeiros.
Domine a matemática
Mesmo com o auxílio das ferramentas, o profissional que atua nas compras de uma empresa precisa ter uma boa noção de cálculos. Entender de juros, porcentagens, impostos e demais regras básicas da matemática é essencial.
Além do mais, ter uma visão estratégica é uma característica que vai destacá-lo dos demais, uma vez que você conseguirá sugerir para a empresa melhoras significativas. O profissional com essa habilidade não espera acontecer para pensar em um plano. Ele normalmente já apresenta soluções a longo prazo, garantindo mais eficiência no trabalho.
Seja um bom negociador
Saber barganhar é um dom de nascença, certo? Não necessariamente. Claro que existem pessoas que têm mais facilidade que outras. Mas isso não significa que você não possa aprender a negociar. Pelo contrário: com a devida dedicação e técnicas é possível tirar de letra essa tarefa.
A oratória, aqui, é uma verdadeira aliada. Pessoas que conseguem expressar bem suas ideias são mais persuasivas. Elas sabem como abordar o interlocutor de forma convincente, fator que facilita a negociação. Para ter sucesso na missão, comece a ler obras relacionadas à psicologia do comportamento e de métodos de persuasão.
Invista no relacionamento
Um relacionamento pautado na confiança e no respeito mútuo abre portas inimagináveis. Lembre-se, nesse contexto, não só de ser transparente, mas também amigável com os seus fornecedores. Até porque um depende do outro, não é mesmo?
O profissional de compras nada mais é do que a ponte entre as necessidades da empresa e as soluções dos fornecedores. Por isso, é importante ter clareza — de forma que não fiquem dúvidas, nem margem para interpretações equivocadas. Seja por e-mail, seja por telefone, sempre aposte em uma comunicação aberta e, claro, cordial.
Em um mercado marcado pela alta competitividade, fato é que o profissional de compras tem que pensar em estratégias para se destacar. Afinal, de nada adianta ser apenas mais um, certo? O ideal, aqui, é ter competências exclusivas que o diferencie dos demais, fator que vai ajudá-lo a conquistar uma vaga em uma empresa de referência.
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