O ponto de venda (PDV) é o que faz sua marca ou serviço se conectar com o público. Assim, é preciso atenção na hora de montá-lo, já que ele vai refletir a imagem da sua empresa, influenciando na decisão de compra dos consumidores.
Diante da concorrência, principalmente com as facilidades do varejo eletrônico, é imperativo pensar em formas de como personalizar pontos de venda, a fim de ganhar a atenção do seu cliente. É fundamental oferecer uma experiência agradável e acolhedora — para proporcionar, assim, um momento prazeroso relacionado ao consumo.
Quer algumas dicas de como se diferenciar e criar um PDV que tenha identidade com seu público-alvo e que seja a “cara” do seu negócio? Acompanhe nosso post para ver como atrair mais consumidores e alavancar suas vendas!
Traduza o conceito da marca
Se você quer saber como personalizar pontos de venda, a primeira dica é traduzir o conceito da sua marca. É preciso criar uma conexão com seu público, demonstrando as características únicas do seu negócio na ambientação. Uma loja que trabalhe com artigos esportivos, por exemplo, pode apostar em cores quentes e imagens de movimento.
Marcas que trabalhem com produtos relacionados ao verão, praia e piscina, por exemplo, podem explorar o PDV em farmácias e supermercados com guarda-sóis personalizados. Assim, vão atrair o consumidor com a identificação direta do conceito do produto.
A ideia é que você torne o PDV atrativo, de forma a impactar a decisão do cliente de entrar na loja, conhecer e testar seu produto para, finalmente, concretizar a compra.
Crie um layout harmônico e funcional
Você deve oferecer uma experiência agradável ao cliente, por isso invista em um layout harmônico em que as cores, design dos móveis e disposição dos produtos causem boa impressão.
Um ambiente em que somente as cores mais marcantes são destacadas podem cansar os olhos, ao passo que um ambiente totalmente neutro acaba ficando desinteressante. Assim, é fundamental encontrar um equilíbrio de acordo com o perfil da sua marca.
Além de harmonia, é preciso considerar a funcionalidade, com seções bem definidas por categorias, prateleiras organizadas, espaços adequados de circulação e maneiras fáceis de o cliente pegar o produto.
Aposte na iluminação diferenciada
A iluminação é um item fundamental para personalizar e diferenciar seu PDV. As luzes bem direcionadas podem conduzir a atenção do consumidor para o produto, bem como destacar seções específicas.
Você pode pensar em um projeto de iluminação da fachada ao interior da loja e, assim, proporcionar uma ambientação agradável para que o cliente não tenha pressa em ir embora. Cada área exige uma luz diferente, variando no tipo de lâmpada escolhida ou na estratégia de iluminação aplicada (direta, indireta, difusa).
Realize ações promocionais
Por fim, a personalização do ponto de venda pode ser feita com ações promocionais para atrair os clientes. Você pode, por exemplo, oferecer amostras e brindes úteis da sua marca ou de seus parceiros — que vão fazer o público lembrar do seu negócio no dia a dia.
Se for utilizar essa estratégia, selecione fornecedores de produtos personalizados de qualidade para que os consumidores levem uma boa impressão da sua empresa.
Investir em conhecimento de como personalizar pontos de venda vai refletir no aumento do número de clientes e, consequentemente, no crescimento do seu negócio. O PDV é determinante para destacar sua marca da concorrência e, assim, mostrar seus diferenciais.
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