Saiba mais sobre a importância da comunicação visual para hotéis

Saiba mais sobre a importância da comunicação visual para hotéis | Maria Pumar Indústria

Entender a importância da comunicação visual é fundamental para qualquer profissional que trabalha em hotéis e pousadas. O design, as imagens, as cores e os elementos gráficos fazem toda a diferença na hora de se comunicar com o público e podem servir tanto para atrair como repelir os clientes.

Enquanto a falta de cuidado com a identidade visual da empresa demonstra um certo despreparo e pouco profissionalismo, uma comunicação visual de qualidade gera interesse no público e é decisivo para o fortalecimento de um empreendimento no mercado hoteleiro.

Quer saber mais sobre o tema? Neste texto explicamos a importância da comunicação visual para hotéis e também damos dicas para você impactar positivamente os clientes. Aproveite a leitura!

Por que a comunicação visual é importante para hotéis?

A comunicação visual é relevante para tornar a sua marca conhecida, permitir que sua empresa se destaque da concorrência e, inclusive, demonstrar mais credibilidade para o público. Compreenda a seguir as vantagens de investir nessa área.

Passa credibilidade para os clientes

Alinhamento entre a logomarca, o material institucional e a ambientação do hotel mostra organização e passa mais credibilidade para o público. Uma identidade visual coerente ajuda a transmitir profissionalismo e comprometimento, sendo uma importante estratégia para fidelizar clientes.

Destaca sua empresa perante a concorrência

Um site impactante, uma fachada interessante e outras estratégias que sirvam para consolidar a marca também são relevantes para diferenciar o seu negócio da concorrência. Fortalecer a identidade visual e a imagem da empresa faz com que o público lembre mais facilmente do seu hotel e você consiga espaço no mercado.

Torna sua marca referência a ser lembrada

Pense em uma empresa marcante para você. É bem provável que tenha lembrado da logomarca e de outras peças de comunicação dessa companhia, não? Para se tornar referência em um setor, é preciso ter uma marca forte e que seja facilmente lembrada pelo público. Com uma boa comunicação visual, é possível mostrar a personalidade e os valores do seu hotel e consolidar a imagem da empresa perante o público.

Como fazer uma comunicação visual com impacto positivo?

Para impactar positivamente os clientes, as empresas do setor hoteleiro precisam pensar em estratégias coerentes e que auxiliam na atração dos clientes. Veja algumas formas de fazer isso!

Invista em itens de sinalização

Da fachada à sinalização interna, a comunicação visual nas dependências do hotel auxilia os hóspedes a se situarem ao mesmo tempo que reforça os valores da empresa. Na hora de personalizar o ponto de venda, é preciso criar sinalizações que sejam legíveis e consistentes em relação às informações.

Em itens de sinalização internos e externos, como mapas, placas e totens, ajudam as pessoas — mesmo as que não falam português — a se localizar. Para isso, as informações devem objetivas e evidentes, além de facilitarem a identificação dos espaços pelos hóspedes.

Não esqueça os itens de papelaria

Muito além das sinalizações, a identidade da marca também deve estar presente em diversos materiais e objetos da empresa, inclusive itens de papelaria, como cartão de visitas, envelopes, papel timbrado, pastas etc. Em hotéis e pousadas, a marca também pode aparecer em roupas de cama, toalhas, brindes, embalagens, guarda-sol, ombrelones, cadeiras de praia, entre outros artigos.

Incentive o uso de uniformes para os funcionários

A uniformização dos colaboradores ajuda a manter um padrão para o hotel, transmite credibilidade, passa mais segurança e ainda preserva a sua marca na mente dos clientes. Dessa forma, vale usar essa estratégia como uma maneira de se comunicar visualmente com o público.

Lembre-se do site da empresa

Não esqueça também de ter uma identidade uniforme online. Isso inclui site, blog e rede sociais. Vale ainda ter estratégias de e-mail marketing para se comunicar com clientes e criar promoções exclusivas.

Além de se preocupar com a importância da comunicação visual, vale atentar aos detalhes do seu negócio e fazer composições adequadas com materiais de qualidade para despertar o interesse do público. Você pode ainda investir na padronização de produtos e em objetos personalizados para o seu negócio, por exemplo. Assim, é possível se diferenciar da concorrência.

Gostou deste texto sobre comunicação visual para hotéis? Então veja também como usar o marketing offline para fortalecer sua empresa.