É indiscutível que, para fortalecer uma marca e conseguir o aumento de vendas, estratégias de marketing devem ser adotadas. Afinal, como diz aquele ditado, “quem não é visto, não é lembrado” — e você deseja que a sua empresa seja sempre lembrada pelas pessoas, não é mesmo?
Por vivermos em uma era tecnológica, em que grande parte das trocas pessoais acontecem em ambientes online, muito tem se apostado no marketing digital. Campanhas nas redes sociais, investimento em produção de conteúdo para web, otimização do SEO, entre outras atividades são realizadas nesse sentido.
É claro que o marketing digital deve ser utilizado, mas também é preciso que você dê atenção às formas de divulgação fora da internet para alcançar mais pessoas com sua marca e, assim, aumentar as vendas.
A seguir, vamos explicar algumas estratégias de marketing offline que podem ser utilizadas para fortalecer a sua empresa. Confira!
Anuncie nas mídias tradicionais
Os jornais e revistas, embora estejam cada vez mais sendo substituídos pelos portais de notícias, ainda têm um público fiel e que gosta de ficar bem informado com uma publicação impressa. Por conta disso, é uma boa prática anunciar nesse tipo de mídia, com anúncios diretos ou publieditoriais falando sobre o seu negócio.
Outro veículo que ainda está em alta é o rádio. As pessoas têm o hábito de ouvir rádio enquanto estão no carro, no trabalho ou até mesmo em casa fazendo atividades domésticas. Logo, anunciar em uma emissora de rádio que seja bastante ouvida em sua região é uma alternativa interessante para manter a marca em evidência.
Invista em materiais gráficos
Cartões de visita, folders e flyers, imãs de geladeira, calendários, entre outros materiais gráficos podem ser utilizados para divulgar a sua marca e proporcionar mais vendas para a empresa.
A ideia é que esses materiais sejam distribuídos para pessoas que possam se tornar clientes, em locais estratégicos, como feiras e eventos. No caso de empresas com um público mais abrangente, como lojas de roupas, os panfletos podem ser distribuídos até mesmo nas ruas em que haja grande circulação de pessoas.
Contrate um carro de som
Os estabelecimentos comerciais também podem divulgar os seus produtos em carros de som, sendo essa uma prática muito comum em municípios menores, no interior dos estados.
A ideia é que sejam gravados anúncios radiofônicos da sua empresa, que serão reproduzidos em carros que circulam pelas ruas. Um supermercado, por exemplo, pode anunciar os produtos em oferta na semana.
Esse tipo de estratégia, no entanto, exige cuidado! É preciso evitar circular com o carro de som em determinados horários, bem como em locais em que haja escolas e hospitais na redondeza. Caso isso não seja feito, o barulho pode incomodar as pessoas e a estratégia ter um efeito negativo.
Desenvolva um outdoor
É bem provável que você já tenha parado o carro em um semáforo e observado um outdoor que tenha chamado atenção entre outras placas, não é mesmo? Essa é uma estratégia que sempre traz resultados positivos, pois as pessoas circulam pelas ruas e observam os arredores, principalmente quando estão dirigindo.
Ao utilizar outdoor, é importante que as mensagens transmitidas na peça sejam breves. Como as pessoas observarão a placa enquanto estão dirigindo, elas não terão muito tempo para ler um texto longo ou prestar muita atenção para interpretar uma imagem.
Participe de feiras e eventos
As feiras e eventos são muito importantes para que as empresas possam demonstrar produtos para o seu público. Por isso, é muito relevante a participação em todos esses encontros.
Uma indústria que vende máquinas para fábricas de móveis, por exemplo, pode fazer demonstrações ao vivo de como o seu equipamento corta a madeira, entre outros recursos. Assim, os empresários do segmento moveleiro poderão ver o produto, se interessar por eles e fazer a compra.
Pratique o telemarketing
O telemarketing também pode ser uma boa estratégia de marketing offline para conquistar o aumento de vendas. Para esse tipo de situação podem ser contratados call centers especializados nesse tipo de atividade.
Assim como o carro de som, é preciso ter cuidado para que o telemarketing não se torne um incômodo para as pessoas. Se alguém disse não ter interesse em um produto oferecido, exclua o indivíduo da lista de contatos para que ele não seja incomodado. Dessa forma ele não fica com uma má impressão da marca e pode até considerar se tornar cliente no futuro.
Aposte na distribuição de brindes
A distribuição de brindes promocionais para parceiros estratégicos é uma das melhores táticas de marketing offline e para as empresas que desejam ter um aumento de vendas e uma boa reputação de marca.
Além de conquistar novos clientes, os brindes também servem para fidelizar, uma vez que ao visualizar uma marca estampada em um objeto útil, a pessoa presenteada terá um contato frequente com a sua empresa. Isso fará com que você tenha prioridade quando ela necessitar novamente de seus produtos ou serviços.
Para ter sucesso ao presentear públicos estratégicos, é importante ter o cuidado de não dar brindes batidos, como canetas. Diferencie-se e dê produtos como guarda-chuvas e guarda-sóis.
Esses itens têm longa durabilidade e poderão causar impactos para a sua marca em longo prazo, podendo até mesmo ser distribuído estrategicamente para os seus funcionários.
Imagine, por exemplo, que próximo às férias de fim de ano, você presenteie os funcionários da sua empresa com guarda-sóis personalizados. Quando os seus funcionários utilizarem o guarda-sol no litoral, muitas pessoas visualizarão a sua marca e poderão buscar mais informações sobre a sua empresa.
Essas são algumas das principais estratégias de marketing offline para proporcionar o aumento de vendas e conquistar uma boa reputação de marca para as empresas. Coloque-as em prática e conquiste bons resultados para o seu negócio.
Como explicamos, os brindes são uma das principais estratégias offline. Saiba mais sobre o assunto em nosso post “Brindes personalizados para eventos: como escolher corretamente”. Ele traz dicas de como encontrar o brinde ideal para encantar o seu público.