O seu restaurante ainda não trabalha com produtos personalizados? Saiba que há fortes motivos para adquirir cadeiras, guarda-sol, ombrelone e muitos outros itens customizados de acordo com a identidade da empresa, desde a logomarca ao seu estilo e cores.
A ideia também consiste em proporcionar identidade a restaurantes independentes, os quais carecem de elementos visuais que deixem o ambiente mais atrativo. Isso gera o reconhecimento por parte dos clientes.
Mas produtos personalizados fazem tanta diferença assim? Fazendo jus ao que afirmamos acima, listamos cinco ótimas razões para fazer esse investimento. Vamos a elas!
Identidade visual
Identidade ou comunicação visual nada mais é que elementos gráficos que, reunidos, expressam diversos aspectos da marca. Dependendo da missão, valores, princípios e objetivos da empresa, chega-se à definição de cores, design, logotipo, arquitetura e muito mais.
A identidade visual é o alicerce para outras estratégias e traz benefícios valiosos à empresa. Um restaurante desprovido dessa identidade tem problemas, por exemplo, para promover campanhas de marketing e publicidade eficientes, aumentar a visibilidade do restaurante e elevar a reputação da marca no mercado.
Nesse contexto, investir em produtos personalizados ajuda de maneira significativa a implementar a comunicação visual. A ideia é que o cliente note a presença da marca à sua volta, como em guarda-sóis e ombrelones instalados na área externa.
Vantagem competitiva
Como a aquisição de produtos customizados ajuda a obter vantagem competitiva? Primeiramente, considera-se a questão da identidade que explicamos acima. Na medida em que reforçam a comunicação visual, os produtos contribuem para o êxito em iniciativas de marketing mais abrangentes.
Supondo que determinado restaurante tenha a sua logomarca e outros elementos visuais que compõem a sua personalidade, tudo isso é expresso na aparência do site oficial. Sempre que o potencial cliente navegar pela página e de fato visitar o restaurante, o que ele espera encontrar não será ilusório.
O efeito que isso gera a longo prazo é muito positivo, pois a memória do cliente sempre o levará ao restaurante quando este planejar se hospedar na região. Os aspectos em que o restaurante se diferencia ficam enraizados em tudo que envolve a marca.
Até pode acontecer o mesmo com uma simples restaurante sem identidade, que oferece uma boa experiência. Mas a vantagem da sua empresa em relação ao concorrente é que a sua marca será facilmente lembrada, compartilhada e encontrada pelas pessoas.
Aumento de publicidade
Se tem algo que não podemos ignorar é o fato de que experiências nunca foram tão compartilhadas como atualmente. Muitas pessoas se sentem estimuladas a postar nas redes sociais quando se sentem felizes com um serviço de restaurante, e os produtos personalizados são excelentes meios de inserir a marca na vida delas.
Vamos ilustrar isso com um exemplo comum: Clientes tiram várias fotos do prato/ ambiente para registrar o momento, os quais tendem a ser compartilhados no Instagram ou no Facebook.
Ainda que indiretamente, eles estão fazendo publicidade do seu restaurante, visto que a identidade visual estará presente em grande parte das publicações. Logo, quem as visualiza e sente vontade de vivenciar algo parecido identificará o restaurante apenas com a percepção da marca.
Evidentemente, se pensarmos em campanhas publicitárias e iniciativas providenciais, a proporção é muito maior.
Portanto, os produtos personalizados tendem a contribuir significativamente para colocar o seu restaurante em evidência.
Fortalecimento da presença online
Aproveitando que colocamos em pauta a publicidade, convém destacar o quanto a Internet tem a nos oferecer nesse quesito. Podemos começar pelos serviços de publicidade online, como o Google Ads e os sites de busca específicos para restaurantes.
O que esses e outros serviços têm em comum, além de serem amplamente utilizados e funcionarem online, é que nos possibilitam fazer anúncios gráficos. Isso favorece o restaurante que tem a própria logomarca, ainda mais quando se tem produtos personalizados, os quais aparecem nas fotos.
O cliente em potencial observa diversos aspectos, mas é o capricho, o cuidado e a preocupação com os detalhes que o deixa inclinado a esperar um serviço de excelência.
Possibilidade de expansão
O crescimento de um negócio não é para ser encarado como sonho distante. Se você busca melhorar a cada dia os serviços do seu restaurante, desenvolver as habilidades dos funcionários e fornecer grandes experiências aos clientes, não há barreiras para a expansão.
Contudo, pense no que há de semelhante entre as redes de restaurantes famosas. Claro, elas têm padrão de qualidade (atendimento, conforto, localização, serviços etc.) e de processos, o que leva os clientes a saber o que esperar do restaurante.
Porém, estamos falando de identidade visual e marketing. Para que novas unidades sejam abertas, elas precisam de elementos visuais que agreguem reconhecimento da perspectiva do cliente, e a customização de vários itens faz parte dessa construção. Se o seu restaurante já vem fazendo isso, chegou a hora de incorporar a identidade nos produtos.
Mais que investir em produtos personalizados, é muito importante se atentar à qualidade. Por isso, escolher a empresa especializada para a fabricação das peças é o primeiro passo para usufruir de todos os benefícios que listamos ao longo deste conteúdo.
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