A baixa temporada costuma ser um dos fantasmas que assombram a gestão de hotéis. O uso de boas estratégias para driblar a sazonalidade na hotelaria pode definir se um estabelecimento vai sobreviver ou não ao longo dos anos.
Por isso mesmo, trouxemos, neste artigo, algumas alternativas para que seu empreendimento possa continuar atraindo hóspedes, mesmo fora da alta temporada. Quer conferir nossas dicas? Continue a leitura!
Por que é preciso saber driblar a baixa temporada?
A sazonalidade é tão natural para o ramo hoteleiro que muitos gestores do setor já se acomodaram com a ideia de lucrar bastante apenas na alta temporada e ter um movimento mais baixo em outras épocas.
Por mais que a intensidade de reservas em um período possa acabar equilibrando outro, contar apenas com isso pode ser muito arriscado. Afinal, o turismo pode ser influenciado por diversos fatores variáveis e, se um hotel não se reinventar, as contas podem acabar no vermelho.
Buscar alternativas para movimentar seu estabelecimento mesmo em baixa temporada vai não apenas garantir mais tranquilidade em relação às finanças, como também estabelecer uma imagem mais sólida do hotel frente aos clientes e ao mercado.
Quais são as melhores dicas para enfrentar a sazonalidade na hotelaria?
Para começar um plano que transforme a baixa temporada em época de lucros, é preciso, primeiramente, identificar os pontos de sazonalidade. Ou seja, perceber claramente quais são os períodos do ano e como cada um deles reflete em seu hotel.
Por exemplo, alguns estabelecimentos em cidades frias se beneficiam no inverno, outros atraem turistas no verão no litoral; outros ainda têm um pico de reservas por conta de eventos fixos na cidade.
Veja, abaixo, quais são as estratégias que você pode adotar para driblar a sazonalidade na hotelaria.
Ofereça descontos
Promoções e descontos chamam a atenção de qualquer um e têm o poder de mudar os planos de viagens daqueles que buscam economizar. É grande o número de pessoas que passaram a viajar na baixa temporada, justamente para aproveitar lugares com menos movimento e com os preços mais atrativos.
Invista em divulgação online
A presença online é valiosa para estabelecimentos do setor hoteleiro. Investir em marketing digital vai levar sua empresa a se mostrar tanto para pessoas que já se hospedaram quanto para aquelas que buscam uma boa opção de hotel.
Mantenha os perfis de redes sociais atualizados e aproveite eles para se comunicar de forma eficiente com os seguidores.
Mantenha contato
Não se esqueça dos hóspedes que passam pelo seu hotel! No momento do check-in, peça informações como e-mail, que permitam um contato posterior. Ele pode ser usado tanto para uma pesquisa de satisfação quanto para a prospecção de promoções e novidades.
Sedie eventos
Usar o espaço do hotel para sediar eventos como palestras, convenções corporativas e cerimônias festivas é uma estratégia incrível para vencer a sazonalidade na hotelaria. Eventos como esses acontecem durante todo o ano e recebê-los dá ao seu estabelecimento um status valioso de versatilidade.
Investir em infraestrutura e atendimento que atenda a diversos tipos de públicos vai permitir que sua gestão drible a sazonalidade na hotelaria e obtenha lucros satisfatórios durante todo o ano. Que tal investir nessas dicas?
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