5 estratégias de Branding

O que é branding?

Branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as ações que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.

5 estratégias de Branding

1.Identidade visual

Cores: destacam a marca e permitem a ela transmitir sensações e criar associações positivas com o público.
Logo: elemento gráfico que representa a marca e estabelece um reconhecimento imediato, sendo empregado em comunicações eletrônicas e materiais impressos
Tipografia: a escolha da fonte cumpre os mesmos objetivos de identificação do público e da sua percepção quanto à marca
Manual da marca: guia que resume cores, fontes e formas de aplicação do logo permitidas em situações variadas.

2.Posicionamento

Valores: indicam o que é importante para a marca, sendo através deles que ela espera se conectar com o público.
Tom de voz: define a maneira de se dirigir às pessoas, se mais formal ou descontraída, por exemplo.
Linguagem: estabelece e adota palavras e expressões cujo objetivo é ampliar a sensação de identificação do público.
Canais: reconhece e prioriza os canais de comunicação que melhor representam a personalidade da marca.
Conteúdo: assim como os canais, a escolha da mensagem transmitida neles deve atender aos valores e à personalidade da marca.

3.Ponto de venda

O ponto de venda, ou PDV, é o local onde o público tem contato com a empresa e seus produtos e serviços.


Não necessariamente será uma loja própria, como é o caso de itens vendidos em supermercados.

Também pode não ser físico, mas virtual, a exemplo de um site.

4.Redes sociais

Como ignorar o potencial das redes sociais para os seus objetivos se 50% dos usuários seguem ao menos uma e até quatro marcas nelas?


Você pode pensar que esses canais são usados mais para a interação entre amigos e familiares, mas não se engane.


É nas redes sociais que muita gente consome conteúdo, compartilha, comenta e reclama das marcas.


Isso coloca você diante de alguns compromissos. Veja só:
• Usar as publicações para reforçar sua identidade visual, com destaque para o logo e as cores
• Usar as publicações para reforçar seu posicionamento, dando ênfase aos valores e à personalidade da marca
• Entregar conteúdo de valor, para que as pessoas se sintam atendidas em suas necessidades
• Interagir com a audiência, respondendo a todos os comentários, especialmente os negativos.

5.Marketing promocional

Se as vendas também estiverem entre os objetivos da marca – e é provável que estejam -, é importante investir em ações de marketing promocional.


São pequenos agrados que você pode fazer para conquistar o apreço de seus consumidores.

Eles passam aquela ideia de preocupação com o público, além de servirem como estímulo para que conheçam e experimentem as suas soluções.

Não sabe que “mimos” oferecer para investir na relação com seus clientes?

Veja algumas sugestões:
• Distribuição de brindes
• Degustação de produtos
• Envio de amostras grátis
• Envio de materiais de divulgação
• Cupons de desconto
• Concursos culturais
• Programas de fidelidade
• Concessão de descontos exclusivos.

Caso tenha se dedicado à definição de personas anteriormente, não será difícil identificar quais ações funcionam melhor com seu público.

O importante é enxergá-las como parte de uma estratégia para fixar a marca na mente e no coração das pessoas, e não apenas como técnica de venda.

Espaços temáticos são um bom exemplo, como um restaurante onde tudo lembra a selva, o fundo do mar, o espaço ou outro assunto instigante.

Levar uma campanha às ruas, promovendo alguma ação pública, é sempre uma possibilidade interessante, se bem planejada.

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