Em muitos empreendimentos do setor hoteleiro, a sazonalidade no turismo dificulta a manutenção do fluxo de caixa e a permanência de talentos na equipe. Enquanto na alta temporada — em geral, nos meses de dezembro e janeiro — há uma elevada demanda, outros períodos sofrem com a baixa de hóspedes.
Essa variação faz com que alguns hotéis estejam em batalha constante para manter suas operações, além de terem dificuldade para atender as demandas turísticas. Nesse sentido, é preciso se planejar para minimizar os efeitos da sazonalidade e não prejudicar o crescimento do seu negócio.
Quer reduzir esse problema no seu hotel? Continue a leitura! Neste texto mostramos algumas estratégias assertivas para você lidar com a sazonalidade no turismo!
1. Faça um planejamento para cada temporada
Apesar de ser básico, muitos empreendedores não definem bem o período de baixa e acabam não se planejando adequadamente para as variações no fluxo turístico. É essencial manter um histórico do número de hóspedes para melhorar a possibilidade de prever os altos e baixos de cada ano.
Além disso, é importante pensar em estratégias para cada temporada, seja para diminuir os efeitos da sazonalidade na baixa como para ampliar as chances de ter o máximo de ocupação na alta. Lembre-se que os lucros do período mais cheio podem ajudar a manter o seu negócio durante meses mais escassos, então não deixe de pensar em ações também para aumentar a hospedagem nessa época.
2. Fique atento aos fatores climáticos
O clima pode ser um fator tanto positivo como negativo para o sucesso de um hotel. Em locais litorâneos, por exemplo, o verão atrai muitos turistas e facilita a ocupação, enquanto o frio e as chuvas podem prejudicar o movimento.
Nesse sentido, deve-se estar atento às mudanças temporais e buscar proporcionar uma melhor experiência para cada clima. No inverno, por exemplo, é possível criar estratégias de marketing que foquem em uma experiência mais intimista e aconchegante.
3. Defina um público para cada temporada
Não esqueça de analisar bem os públicos do seu empreendimento e quem costuma frequentar cada temporada. Assim, você pode pensar em ações de comunicação mais eficientes para cada público. Por exemplo, se a alta temporada no seu hotel atrai muitas famílias de férias, você pode criar promoções específicas com pacotes para mais pessoas.
Vale investir ainda em estratégias de atração de grupos da melhor idade e do público corporativo. Em muitos empreendimentos, são esses públicos que ajudam a manter a receita durante boa parte do ano. De toda forma, conhecer bem quem frequenta o seu hotel é o primeiro passo para conseguir atender melhor, otimizar as estratégias de comunicação e fidelizar clientes.
4. Realize eventos promocionais
Outra forma de combater a sazonalidade é fazer e receber eventos no seu hotel. Para isso, é crucial ter uma estrutura que suporte essa demanda. Se necessário, vale investir na modernização de serviços e equipamentos. É preciso ter uma equipe preparada para planejar essas atividades e, um dia, até mesmo, ser referência no mercado de eventos.
5. Crie promoções nos períodos de baixa temporada
Vale ainda pensar em promoções para movimentar os períodos com menos hóspedes. Ofereça descontos, estabeleça valores promocionais para grupos e crie pacotes para feriados da baixa temporada. Uma oferta especial pode atrair os clientes, mesmo fora da alta temporada.
6. Aproveite os eventos turísticos da região
Lembre-se de aproveitar as oportunidades que já existem na sua região. Eventos turísticos, festivais culturais, comemorações anuais, feiras empresariais… tudo isso pode atrair hóspedes para o seu estabelecimento.
Pesquise o que acontece na sua cidade e crie promoções especialmente para quem pretende frequentar essas festividades. Também é válido fazer parcerias com agências de turismo e outros operadores para oferecer pacotes para o evento com não só acomodação, mas ingressos, estacionamento, etc.
Não há dúvidas de que os efeitos da sazonalidade no turismo prejudicam muitos estabelecimentos no setor hoteleiro. No entanto, com planejamento, ações de marketing e estratégias de fidelização, é possível combater esse problema e ter ocupação no seu hotel o ano inteiro.
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