Estabelecer um bom nível de comunicação na empresa é um requisito importante para facilitar a gestão. Quando se fala em hotéis, a regra não muda: os colaboradores e os departamentos precisam estar sempre alinhados para que problemas sejam identificados e solucionados rapidamente; equipe de funcionários fique motivada, engajada e com autonomia, e clientes tenham experiências melhores.
Em termos de marketing, a comunicação ajuda muito na reputação da marca e no reconhecimento perante o público-alvo, que tem a oportunidade de conhecer os serviços e diferenciais do hotel, antes mesmo de hospedar-se. A marca também se torna mais competitiva no mercado, investindo em prospecção tanto online quanto offline.
Achou interessante? Quer saber como otimizar a comunicação na sua empresa? A seguir, apresentamos quatro dicas práticas que podem melhorar a sua gestão. Confira!
Padronize os processos internos
Processos padronizados se caracterizam pela uniformidade. Imaginemos, por exemplo, que as arrumadeiras não sigam um padrão para organização dos quartos do hotel. Isso afetaria diretamente a qualidade do serviço, o que, por sua vez, impactaria a experiência do cliente.
No que tange a comunicação entre os funcionários, é essencial que o gestor estabeleça regras, procedimentos e melhores práticas que devem ser aplicadas a cada solicitação ou mensagem, como o uso do canal adequado, a organização das informações, as ferramentas utilizadas, os prazos para atendimento etc.
Utilize recursos tecnológicos
A tecnologia é grande aliada da comunicação, não é mesmo? Basta refletirmos por um instante sobre os meios que utilizamos para entrar em contato com nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. No âmbito corporativo, existem várias ferramentas que podem ser utilizadas, tais como:
- aplicações de mensagem instantânea e compartilhamento de arquivos (Slack, WhatsApp Business etc);
- soluções de e-mail corporativo (Zimbra; Microsoft Exchange etc);
- gerenciadores de atividades (Trello, Evernote etc).
Ou seja, há muitos meios (gratuitos, inclusive) de usar a tecnologia para otimizar a comunicação na empresa sem dificuldade alguma. A maioria das ferramentas é gratuita para grupos de trabalho menores e, normalmente, a implementação não requer conhecimento técnico.
Promova treinamentos à equipe
Além da padronização dos processos e do uso de soluções tecnológicas para tornar o ambiente mais colaborativo, é necessário dispor de profissionais capacitados e com perfil adequado, o qual se encaixe às práticas de comunicação que você venha a implementar no seu hotel.
Contudo, o que fazer quando já se tem uma equipe em mãos? Em ambos os casos, convém investir em treinamentos. Funcionários bem treinados são propensos a incorporar os princípios da empresa e a seguir corretamente as regras de padronização e recepção do hotel, por exemplo.
Invista em marketing digital
A importância da comunicação não se restringe aos processos internos, tampouco ao atendimento ao público. Em plena era digital, a empresa precisa pensar na imagem online, ou seja, construir a relação com o cliente desde o momento em que ele usa a internet para pesquisar serviços do seu ramo de atuação.
Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser adotadas para tal. Se você gerencia um hotel, por exemplo, é interessante cadastrá-lo em serviços como TripAdvisor e Trivago, fazer campanhas nas redes sociais e construir a reputação a partir de publicações que enfatizem as qualidades do estabelecimento.
Além dessas, existem também algumas estratégias um pouco mais avançadas de marketing digital como por exemplo o SEO e o Google AdWords, que te ajuda a atrair mais clientes através do Google quando eles pesquisarem pelo seu negócio. Mas para esses serviços é interessante contratar uma agência de marketing digital para auxilia-lo.
Objetos e Brindes Personalizados
Como dito anteriormente, possuir os objetos personalizados com a sua logo e a identidade visual da marca contribui para o fortalecimento e reconhecimento da marca, além de reforçar a sensação percebida de qualidade e bem estar do cliente. Além disso, você pode usar brindes personalizados para fazer com seu cliente tenha uma experiência ainda melhor e ainda por cima se torne um promotor do seu negócio carregando consigo e mostrando o brinde que carrega sua marca registrada.
Seguindo as cinco dicas que elencamos neste conteúdo, você melhorará consideravelmente a comunicação na empresa. Os benefícios serão colhidos e os problemas que a falta de comunicação geralmente causa serão evitados: burocratização, diacronia, mau posicionamento no mercado, desorientação etc.
Gostou das informações? Acredita que as práticas que apresentamos aqui podem ajudar outros profissionais? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!